top of page
Buscar

APARELHO DE LABORATÓRIO NO TRECHO

  • Foto do escritor: Nei Damo
    Nei Damo
  • 8 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

História 11 da série Humor no Trecho

Trecho, no meio rodoviário, significa uma extensão de solo onde se realizam os serviços de implantação de uma rodovia, seu asfaltamento ou sua conservação. É uma palavra corriqueira.

— Quantas pontes tem este trecho?

— O trecho corta três municípios.

— Vai para o trecho amanhã?

Homens, máquinas, escritórios, laboratório, oficina, tudo gira em torno do trecho, e as idas de serviço ao trecho são quase diárias, sendo que, pelo menos antes do celular, eram comuns os avisos para a secretária, telefonista ou colegas:

— Se alguém me ligar, diga que fui para o trecho.

— Avise o fulano que vou voltar tarde do trecho.

— O laboratorista de campo tem que chegar mais cedo no trecho.

Todas as especificações de serviço, entre outros itens, trata dos ensaios que devem ser feitos pelo laboratório da obra. Entre estes ensaios está a determinação da densidade real dos agregados, necessária para o projeto de misturas asfálticas, onde um novo aparelho facilitou enormemente este serviço. Trata-se do Rice (do inglês Arroz, com pronúncia "raice"), justamente o aparelho que uma empresa tinha recentemente adquirido para o asfaltamento de um determinado trecho.

Um diretor, após a visita à obra, se dirigiu ao laboratório, onde ali estava trabalhando um auxiliar de laboratorista que não sabia da nova aquisição.

Entrando no laboratório e após cumprimentar o rapaz, o diretor correu os olhos pelas prateleiras em busca do aparelho recém adquirido, deu uma pausa e perguntou:

— Onde está o Rice (raice) ?

O auxiliar de laboratorista não sabia do que se tratava, mas mostrou que sabia das artimanhas de uma desculpa clássica, e respondeu de pronto:

— Doutor, o Raice avisou que foi pro trecho!

 
 
 

Comentários


APARELHO DE LABORATÓRIO NO TRECHO

bottom of page